Cases e Clientes

B2B – Braskem

A Braskem é o maior produtor de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha, a empresa produz mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos por ano.
A Postmetria ajudou a Braskem a entender a satisfação dos clientes, analisando o grau de detratores, neutros e promotores da marca, assim como, o grau de satisfação frente à segmentos importantes da cadeia de polímeros. Para tanto, monitoramos 04 áreas de inovação da empresa. E um fato feliz, é que uma dessas áreas tornou-se uma “startup” investida na Aceleradora ACE (maior da América Latina), utilizando como base do seu processo de análise de mercado o conteúdo espontâneo do Big Data da internet, a partir da métrica s-NPS da Postmetria.

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Consultoria Social NPS Thinking©

A Postmetria ainda desenvolveu junto às lideranças das 04 áreas de inovação da Braskem o processo da Consultoria de Social NPS Thinking©.
Essa consultoria consistiu em diversas reuniões de trabalho "hands on", focadas na absorção conjunta de conhecimentos e insights, a partir do conteúdo espontâneo não-estruturado (CENE) coletado e analisado.
Nessas reuniões foram desenvolvidas atividades de análise de tendências de mercado junto aos dados interpretados por nossos algoritmos de Inteligência Artificial. Assim, pautando com a equipe de executivos desde o processo histórico de cada segmento de mercado/departamento analisado, até as diversas nuances apresentadas pelos consumidores, que expressaram suas opiniões na internet sobre as diversas áreas de interesse da empresa.

Resultados

Todo o ciclo de atividades realizado (coleta, interpretação, diagnóstico e consultoria) foi de grande importância para a Braskem, pois foi possível uma mudança de mindset em relação ao impacto da informação do cliente final, mesmo num negócio B2B. Portanto, foi um novo entendimento da relevância do consumidor final, enquanto insumo de informação para a tomada de decisão. E a partir dos trabalhos "ao estilo Inception" (fala descontraída de uma das executivas participantes, devido as várias camadas de atividades desenvolvidas pela Postmetria), importantes decisões frente às áreas de inovação foram encaminhadas. E em alguns casos, representando inclusive uma evitação de gastos (save money), a partir da identificação de pontos críticos da percepção dos consumidores, antecipando conteúdos que possivelmente representariam futuras crises em lançamentos de novos produtos. Tudo a partir da captação do grau de influência do conteúdo espontâneo e da métrica acionável s-NPS sobre o produto final de um dos segmentos monitorados.

Cases

B2C – Agibank

Além do acompanhamento geral do score de Social NPS, também auxiliamos no monitoramento de um importante evento patrocinado pela marca, identificando o seu grau de satisfação, assim como, a conexão algumas metas de recall de marketing definidas previamente, com o engajamento dos participantes em geral.

3º Setor – SEPRORGS

Monitoramos no Big Data da internet o mercado de tecnologia da marca da Plataforma de Representação das Empresas de TI do RS e instituições atuantes no mesmo segmento. E identificamos as notas e zonas da percepção de satisfação, assim como, os principais pontos de divergência junto aos seus associados.

Política - Eleições na Itália

A métrica Social NPS foi o principal driver de análise da performance do Candidato à Deputado Fábio Vicenzi, auxiliando com insights e dados espontâneos sua equipe de campanha. Foi possível monitorar durante o período mais de 15 marcas, num comparativo entre candidatos concorrentes e aliados. Assim como, temas sociais relevantes antes e durante o período eleitoral do Parlamento e Senado na Itália, a exemplo de imigração, consulado, entre outros.

Clientes

Parceiros